quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Piercing Lábio

a maioria dos jovens e até pessoas de mais idade estão adotando o piercing em varias partes do corpo , mas muitos usam também no labio que é ai aonde são os problemas mais causados nos denste, como a perda dos dentes.

Especialistas estão alertando para o fato de que quanto mais tempo um piercing permanecer no lábio, maior será a retração da gengiva , o que provocará certa instabilidade em alguns dos dentes.

Isso acontece porque a jóia (piercing) fica roçando a região próxima aos dentes, causando a retração gengival.

A retração gengival uma vez instalada, tem poucas chances de se recuperar e passa a funcionar como porta de entrada para bactérias que causarão a doença periodontal.

A retração afeta diretamente a sensibilidade dos dentes aos estímulos de calor e frio.

Lábio leporino

Mais conhecida como lábio leporino, a fissura labiopalatal é uma abertura na região do lábio e/ou palato do recém-nascido ocasionada pelo não fechamento destas estruturas na fase embrionária, isto é, entre a 4ª e a 12ª semana de gestação.

As fissuras podem ser unilaterais ou bilaterais e variam desde formas mais leves como cicatriz labial ou úvula bífida (“campainha” dividida) até formas mais graves como as fissuras completas de lábio e palato. As fissuras podem deixar o canal oral em contato com o nasal.

Em cada 650 nascimentos no Brasil, uma nasce com fissura labiopalatal. Por acaso, mamãe, você sabe quais são as principais causas para o surgimento dessa anomalia? Uso de álcool ou cigarros, a realização de raios X na região abdominal, a ingestão de medicamentos, como anti-convulsivantes ou corticóide, durante o primeiro trimestre gestacional, deficiência nutricional, além da hereditariedade. Ou seja, dependendo dos casos, essa deformidade poderia ser evitada não fosse a conduta irresponsável da mãe durante a gravidez.

Com a alteração da anatomia da face, há maior risco das crianças aspirarem o alimento provocando infecções como otites e pneumonias. As otites podem causar prejuízos no desenvolvimento da fala e linguagem. As anemias também são freqüentes nas fissuras labiopalatais normalmente solucionáveis com uma dieta balanceada e sulfato ferroso.

O aleitamento materno é indicado para evitar infecções, combater a anemia e fortalecer a musculatura da face e boca. Conseqüentemente, o ato de sucção faz com que haja aumento no vínculo entre mãe e bebê. Pode ser que a criança precise de um complemento alimentar.