terça-feira, 8 de setembro de 2009

Batons, Colorido que não prejudica


Batons cremosos e gloss são os mais indicados para os lábios. Alguns produtos podem causar reação alérgica

A última moda em batons atualmente são os produtos que prometem aumentar os lábios. Esses cosméticos têm em sua composição um princípio ativo que pode auxiliar no aumento do volume dos lábios, pois, com o uso contínuo, ativam a síntese das biomoléculas e estimulam a produção de colágeno.

De acordo com a dermatologista Marilene Chaves, esses batons não são contraindicados. “É muito pouca a quantidade desse princípio ativo que promete aumentar a boca nesses produtos. Por isso, nem sempre as mulheres ficam satisfeitas com o resultado”, comenta.

O único cuidado que se deve ter ao usar esses batons é prestar atenção ao surgimento de reações alérgicas, que podem ocorrer com algumas pessoas. Marilene revela também que os batons cintilantes ressecam muito os lábios. “A melhor opção são os cremosos, pois têm hidratantes na fórmula.”

Já a dermatologista Valéria Estrela destaca o uso de batons de longa duração como prejudicial à pele dos lábios. “São cosméticos que têm fixadores, que também ressecam a boca. A melhor coisa é usar produtos cremosos ou o gloss, ótimo lubrificante”, destaca.

Rugas
Valéria Estrela explica que para evitar rugas, que aparecem na boca com o tempo, há o tratamento tópico, com medicamentos que devem ser prescritos por um dermatologista, ou, nos casos de rugas mais profundas, pode ser feito o tratamento com preenchimento, peeling, que renova as células, e o laser, estimulando a formação de colágeno.

A dermatologista Marilene Chaves, por sua vez, acentua que produtos vendidos livremente em farmácias não podem ter concentração elevada de princípios ativos, por isso não são indicados para o combate às rugas. “Para tratar rugas e problemas mais profundos é necessário que a pessoa procure um dermatologista, que vai indicar o melhor medicamento, que pode ser prescrito ou manipulado”, frisa.

Volume
O preenchimento labial com ácido hialurônico é o único tratamento seguro e eficiente, segundo as dermatologistas consultadas pela reportagem. O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo humano e que se degrada com o passar dos anos. “Essa substância não é identificada pelo organismo como um corpo estranho”, revela Marilene.

A substância, ao ser injetada na mucosa labial, restaura o volume perdido dos lábios com o tempo, corrige imperfeições ou simplesmente aumenta o volume da boca. O ácido hialurônico dura até oito meses nos lábios, depois é preciso refazer o procedimento.

De acordo com Valéria, os preenchedores definitivos incorporam-se no tecido, proporcionando um efeito artificial à boca. “Esse tipo de preenchedor cola na boca e causa uma aparência feia”, ressalta a dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário