terça-feira, 8 de setembro de 2009

Lábios saudáveis


Dermatologistas ensinam como manter a pele da boca hidratada, dão dicas sobre batons e métodos
de preenchimento labial

Por ter a pele mais sensível e delicada, os lábios precisam de atenção especial. Muita gente lembra dos cuidados com a pele do corpo, do rosto e dos cabelos e esquece da boca, que sofre especialmente com as agressões do sol, do clima seco e da poluição. Lábios ressecados, rachados e sem vida são sinônimo de um rosto pálido e sem atrativos.

Com o tempo, a pele desta região perde hidratação, volume e contorno, tornando-se mais ressecada, sem brilho, com rugas e mais fina. De acordo com a dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção Goiás, Marilene Chaves Silvestre, o mais importante no cuidado com os lábios é usar protetores labiais, que geralmente contêm substâncias hidratantes.

“O mais indicados são os bastões vendidos em farmácias com fator de proteção solar 30, que, além de proteger, também hidratam os lábios. O uso desses produtos é essencial em qualquer estação”, aconselha.

Várias marcas fabricam produtos com o fator de proteção 30. Segundo a dermatologista Valéria Estrela, a tradicional manteiga de cacau não é o meio mais aconselhável para a hidratação dos lábios, pois o cacau não lubrifica o bastante, além de não conter filtro solar.

Valéria ressalta que, para os lábios que estão muito ressecados e machucados, a solução são as pomadas cicatrizantes com bexpantenol na fórmula. A dermatologista explica que algumas pessoas têm tendência a ter lábios ressecados e, muitas vezes, desenvolvem o que os médicos chamam de quelite, quando aparecem fissuras nos cantinhos da boca.

“Para quem tem quelite aconselhamos evitar o uso de pastas dentais muito abrasivas e comer alimentos ácidos. Existe cirurgia para casos de lesões mais graves”, observa. Valéria afirma ainda que a quelite granulomatosa, que é um grau mais avançado, pode se configurar em uma lesão pré-câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário